DIÁLOGOS COM ERIVELTON BRAZ ABRE SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DO PARLAMENTO JOVEM DE RIO PIRACICABA

Os estudantes que integram o Parlamento Jovem de Rio Piracicaba participaram, na manhã desta sexta-feira (25), da solenidade oficial de lançamento da edição 2025 do projeto. O evento contou com a presença de autoridades locais e foi marcado pela palestra “Cultura e o Parlamento Jovem: exposição e diálogos com Erivelton Braz”, em consonância com o tema deste ano: Juventude e Direitos Culturais.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Aleksandro José da Silva; o secretário municipal de Relações Institucionais, Ederson Lemos de Castro – que representou o prefeito Augusto Henrique, ausente por motivos de saúde; o inspetor escolar Reinaldo Sousa Reis; a secretária municipal de Educação, Paula Caldeira Brandão; a professora Lilian de Paiva Martins Costa, representando a direção da Escola Estadual Marinho Silva; o diretor da Escola Estadual Professor Antônio Fernandes Pinto, Gideon dos Reis Sampaio; a pedagoga Luzia Mendes Guedes Gandra, representando a equipe pedagógica das escolas envolvidas; o jornalista Erivelton Felício Braz e a estudante Lavínia Cássia Lima Souza, que falou em nome dos participantes do projeto.

Também estiveram presentes os vereadores Anderson da Silva Tavares, Déborah de Araújo Rocha e Souza, Jadir Barcelos, Luna Gabrielle Gomes Motta, Marlene Fátima de Assis Domingues e Sebastião Rômulo Linhares.

As atividades do Parlamento Jovem 2025 tiveram início em abril, com oficinas temáticas realizadas no Legislativo. A cerimônia de lançamento integra o calendário oficial do projeto no município.

“Como presidente da Câmara, me sinto honrado em dar continuidade ao Parlamento Jovem, porque este projeto é uma forma transformadora da educação. Ele promove a participação dos jovens, e eu acredito muito nisso”, afirmou o vereador Aleksandro.

 

Diálogos e reflexões

A palestra conduzida pelo jornalista e escritor Erivelton Braz envolveu os estudantes com reflexões sobre identidade cultural e protagonismo juvenil. “Precisamos conhecer a nossa história, a nossa identidade, a nossa cultura, pra gente se reconhecer enquanto agente cultural de nossa cidade, enquanto participante ativo e enquanto cidadão”, destacou Braz.

Ao final da conversa, o palestrante sorteou e distribuiu exemplares de sua obra Entre Linhas – Crônicas, Histórias e Memórias de Monlevade, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Erivelton Braz é graduado e mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com especialização em Teoria Literária e Crítica da Cultura. Com vasta experiência como professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, atua atualmente como redator, revisor, consultor de comunicação e editor de conteúdos impressos e digitais. Sua trajetória acadêmica é voltada para temas como pós-modernidade, identidade e memória, com foco na produção simbólica da vida social.

Fotos: Anágnia Flóis (ACOM | CMRP)

Compartilhar a notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: