Ao longo deste mês de outubro, o município de João Monlevade realiza a Campanha de Conscientização de Combate à Sífilis.
A ação visa reforçar a conscientização sobre a doença, com o foco em ações educativas, divulgação da linha de cuidados para crianças que são atingidas pela sífilis congênita, dos mecanismos de prevenção, estágios clínicos, tratamento e uma reflexão sobre as estatísticas do munícipio. No próximo dia 25, o evento terá prosseguimento com o Treinamento para Enfermeiros e Médicos da Atenção Primária em Saúde, no auditório do Cismepi, no bairro Aclimação.
A campanha prossegue no dia 28, na Faculdade Rede Doctum, no bairro Vila Tanque. A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, curável e exclusiva do ser humano, causada por uma bactéria que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases.
Se não tratada, a longo prazo, a sífilis pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual ou da mãe para a criança durante a gestação ou parto.