No próximo domingo será celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A doença não tem cura, mas o tratamento da doença consegue fornecer ao portador do vírus HIV melhor qualidade de vida. Levantamentos oficiais dão conta de que, em Monlevade, a maior incidência de novos casos de Aids em tratamento concentra-se entre homens de 18 a 35 anos, principalmente homens que fazem sexo com homens.
O centro de saúde Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque, atende atualmente 291 pessoas portadoras do vírus. Sendo pacientes de Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba e Catas Altas.
A transmissão do HIV se dá por meio da troca de fluidos corporais como, por exemplo, sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno.
A transmissão não acontece por meio de interações comuns do dia-a-dia, como abraçar, beijar, dividir objetos ou até mesmo alimentos. O tratamento oferecido pelo SUS é feito com medicamentos antirretrovirais de uso diário que impedem a multiplicação do vírus.
Quando a carga viral do paciente se torna indetectável, ele deixa de transmitir o HIV.