O Carnaval 2025, que ocorre no início de março, deve afetar o pagamento de salários e aposentadorias do INSS em todo o país.
A pausa para as comemorações interfere na data em que cairá o quinto dia útil, quando ocorrem os depósitos das remunerações.
Embora a terça-feira, 4 de março, não seja feriado nacional, a maioria das empresas concede o descanso a seus funcionários, que ficam de folga.
Agências bancárias e da Previdência Social não vão funcionar.
A advogada Cláudia Abdul Ahad Securato afirma que, nas localidades onde o Carnaval for feriado, o quinto dia útil cairá no dia 10, uma segunda-feira.
Nos demais locais, será no dia 6, uma quinta-feira. “Lembrando que sábado é considerado dia útil para a contagem do pagamento de salário”, diz a advogada.
Os empregadores devem seguir o que determina a CLT e fazer os pagamentos até o quinto dia útil, segundo a advogada.
As agências bancárias ficarão fechadas na segunda, dia 3, e na terça, dia 4, e só voltam a atender a população na Quarta-feira de Cinzas, dia 5, após o meio-dia.
O depósito das aposentadorias do INSS e de outros benefícios sociais, como o BPC deverá ser afetado. Segundo o calendário da Previdência Social de 2025, os pagamentos de fevereiro serão interrompidos durante o Carnaval.
Eles começam a ser feitos no dia 24 de fevereiro, para segurados que recebem um salário mínimo e têm número final do cartão de benefício 1, sem considerar o dígito verificador, e vão até a sexta, dia 28.
Depois, só voltam a ser feitos a partir do dia 6 de março.
Para aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem mais do que o salário mínimo, os valores são depositados a partir da quinta-feira, 6 de março.