Prefeitos, representantes setoriais e ativistas vão se reunir com membros da C.G.U., a Controladoria-Geral da União, em Brasília, no próximo dia 24, para verificar o andamento do processo de licitação das obras do lote 8B da BR-381, trecho entre a capital do Estado e Ravena, distrito de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O criador e coordenador do Movimento Pró-vida BR-381, Clésio Gonçalves, disse que o objetivo é se antecipar a possíveis entraves que a CGU possa apontar no edital para que a licitação seja realizada no dia 4 de dezembro.
A intenção é que, à medida em que as diversas áreas do CGU apontarem possíveis inconsistências no edital de licitação, os líderes do movimento, prefeitos das cidades da região das obras e representantes setoriais vão em busca das soluções para evitar o adiamento da licitação.
Participarão do encontro os prefeitos dos municípios de Itabira, João Monlevade, Nova União e Sabará, Wander Borges. Para viabilizar a concessão da BR-381 ao setor privado, que abandonou diversos leilões da rodovia durante anos por falta de interesse, o projeto sofreu alterações que resultaram na transferência das obras da saída de Belo Horizonte para o Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
A CGU explicou que as avaliações estão em andamento e possuem natureza preventiva, para mitigar riscos que podem impactar os objetivos de uma futura contratação.